Quando falamos em desenvolvimento de fala infantil, é muito comum que os pais fiquem atentos aos sons que as crianças já conseguem falar e àqueles que ainda têm dificuldade. Um dos sons que sempre causam dúvida é o S, da palavra sapo!
A primeira pergunta que os pais geralmente fazem ao Fonoaudiólogo é: é normal meu filho não conseguir falar o S na idade que ele tem, ou preciso procurar ajuda?
A reposta para essa pergunta é que depende! Depende da idade do seu filho e do tipo de dificuldade que ele apresenta.
Existem diferentes tipos de alteração na pronúncia do som do S. Pode ocorrer uma substituição do S por outro som, como por exemplo, a criança que fala xapo ou tapo em vez de sapo. Pode ocorrer uma interposição da língua entre os dentes incisivos centrais (dentes da frente) e a criança falar o S de forma distorcida, fazendo parecer o som de um F (como aquele meme famoso do dinoFauro). E ainda há casos em que ocorre um escape de ar lateral (pelos lados das bochechas) que também fazem com que o som do S saia distorcido e, neste caso, com um aspecto de “molhado”.
No vídeo abaixo eu dou uma dica prática para que você possa tentar ajudar o seu filho em casa, exemplifico sobre todas essas possíveis alterações e ensino a partir de quando é necessário procurar um fonoaudiólogo. Confira!